Juliana Cézar Nunes
Repórter da Agência Brasil
Brasília – O deputado Aldo Rebelo (PCdoB), candidato do governo à presidência da Câmara, visitou o gabinete do deputado Ciro Nogueira (PP-PI) assim que o resultado do primeiro turno foi anunciado. Aldo terminou a disputa empatado com o candidato José Thomaz Nonô (PFL-AL). Ambos obtiveram 182 votos. Nogueira foi o terceiro colocado, com 76 votos.
Ao sair da rápida reunião, Aldo afirmou que já previa uma disputa voto a voto entre ele e Nonô. "Achava que a diferença ia ser pequena", disse. "O empate era uma possibilidade".
O deputado disse que não existe estratégia específica que garanta votos quando se está a uma hora do início de uma eleição. A votação do segundo turno está marcada para começar às 18 horas. O candidato revelou que vai manter a sua linha. "Espero contar com os deputados que concordam com as minhas idéias. Irei respeitá-los, porque essa é a minha obrigação", explicou.
Apoiado por PCdoB, PT, PSB e PL, Aldo não crê que os deputados vão votar no segundo turno pensando em governo ou oposição, mas em fortalecer e dar credibilidade à casa.
Neste momento, ele está reunido com deputados aliados na liderança do governo na Câmara. Participam do encontro, entre outros, o líder do governo, Arlindo Chinaglia (PT-SP), o líder do PT, Henrique Fontana (PT-RS), o vice-líder do governo, Beto Albuquerque (PSB-RS), o deputado Luiz Eduardo Greenhalgh (PT-SP) e o ex-ministro da Ciência e Tecnologia, Eduardo Campos (PSB-PE).