Ivan Richard
Da Agência Brasil
Brasília - O ministro das Comunicações, Hélio Costa, propõe que o governo baixe a zero a taxa de importação dos equipamentos necessários para as emissoras de TV realizarem a transição do sistema analógico para o digital. Segundo o ministro, as empresas terão gastos elevados com o processo de digitalização. "O investimento global será muito alto. Cada emissora de TV terá que investir não só na operadora, como em todas as suas retransmissoras terrestres".
A TV Digital terá como características: imagem com alta definição, som digital, interatividade e a possibilidade de conectar a internet pela televisão.
O ministro participou hoje (27) de audiência pública no Senado Federal sobre a implantação da TV Digital. Os senadores das subcomissões de Cinema, Teatro e Comunicação Social e de Ciência e Tecnologia da Comissão de Educação questionaram o ministro sobre o melhor modelo para o país. Integrantes da Campanha CRIS Brasil (Direitos da Comunicação na Sociedade da Informação - Communication Rights in the Information Society) entregaram um manifesto contra as propostas do governo e solicitaram uma audiência entre a sociedade civil e o ministro para discutir o tema.