Eleição na Câmara - Conheça o candidato Alceu Collares (PDT)

27/09/2005 - 21h21

Spensy Pimentel
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Depois de três legislaturas, entre 1971 e 1983, o advogado Alceu Collares, de 78 anos, atuou como prefeito de Porto Alegre (1986-88) e governador do Rio Grande do Sul (1991-95). Voltou à Câmara em 1999 e já completa 26 anos no PDT – após passagem pelo MDB nos anos 70 e pela militância no trabalhismo do antigo PTB nos anos 50 e 60. Na juventude, trabalhou nos Correios, antes de formar-se em Direito.

No mandato atual, manteve oposição ao governo de Luiz Inácio Lula da Silva. Registrou diversos requerimentos de convocação de ministros para prestar esclarecimentos públicos sobre políticas mantidas pelo governo. Em um de seus últimos discursos registrados na página da Câmara na Internet, do dia 9 de setembro, reafirma críticas ao presidente Lula e à atuação de Henrique Meirelles na presidência do Banco Central.

"Desde o primeiro semestre de 2003, dizemos que Lula praticou a mais fantástica traição. Jamais se imaginaria que aquele que veio dos confins da miséria, o pau-de-arara, o homem que modernizou a estrutura sindical no ABC de São Paulo e que empolgou as massas, poderia curvar-se como um vassalo para o capital financeiro internacional e nacional especulativo e volátil. Qual é a prova? Henrique Meirelles", disse Collares, na tribuna. "Quero provar como Lula fez uma traição, a exemplo de Fernando Henrique e de Fernando de La Rúa, da Argentina."

A liderança do partido de Collares, o PDT, declarou hoje (27) apoio ao candidato José Thomaz Nonô (PFL) nas eleições para a Presidência da Câmara.