Bombeiros poderão apoiar segurança nos Jogos Pan-Americanos do Rio, diz secretário

26/09/2005 - 19h16

Rio, 26/9/2005 (Agência Brasil - ABr) - Os Jogos Pan-Americanos de 2007, no Rio, receberão o apoio de uma força nacional de defesa civil, formada por bombeiros e equipamentos de vários estados brasileiros, nos moldes da Força Nacional de Segurança. A informação foi divulgada hoje (26) pelo secretário nacional de Segurança Pública, Luiz Fernando Corrêa, durante uma visita ao Quartel-General do Corpo de Bombeiros do Rio.

Segundo Corrêa, o número de homens que farão parte da força nacional dependerá do comandante-geral do Corpo de Bombeiros fluminense, coronel Carlos Alberto de Carvalho. Esses bombeiros, de todo o Brasil, serão treinados e ficarão sob comando da corporação fluminense. "As demais áreas da cidade e do estado do Rio de Janeiro não deixam de funcionar em razão dos Jogos, então o Corpo de Bombeiros da cidade tem que cuidar dos Jogos e de todo cidadão fluminense. E nós temos que apoiá-lo, porque é um evento de repercussão internacional", disse o secretário.

Corrêa explicou que já existe um planejamento articulado entre as corporações das 27 unidades da federação, inclusive no que se refere à padronização de procedimentos e equipamentos das diversas corporações.

De acordo com a assessoria do Corpo de Bombeiros do Rio, amanhã (27) será realizada uma reunião entre Corrêa e o coronel Carvalho, para acertar detalhes do esquema e para que os bombeiros fluminenses apresentem suas principais necessidades.

Em 2003 os corpos de bombeiros passaram a fazer parte do Sistema Único de Segurança Pública (Susp). E neste ano eles receberão, pela primeira vez, verbas do Fundo Nacional de Segurança Pública. Cada uma das 27 instituições terá direito a R$ 1,2 milhão para investir em equipamentos e aquisição de carros.