Tradição solidária e humanista tem pautado projeto de desenvolvimento do governo, diz Lula

21/09/2005 - 6h32

Paulo Montoia
Repórter da Agência Brasil

São Paulo – "Uma sociedade se define pela atenção dada aos seus agrupamentos mais frágeis, pela forma com que trata seus doentes, pelo respeito aos seus idosos, pela proteção dispensada às suas crianças e a solidariedade que empresta aos lares mais singelos", disse na noite dessa terça-feira (20) o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ao discursar na cerimônia e jantar comemorativos de 50 anos de fundação da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein, em São Paulo. "A obra da Sociedade Israelita Alberto Einstein, sem dúvida, honra essa tradição solidária e humanista, e é ela também que tem pautado nosso projeto de desenvolvimento", afirmou Lula.

A cerimônia e jantar ocorreram na sede da Fundação Cultural Ema Gordon Klabin, no Jardim Europa, região centro-sul da capital. O presidente disse que as políticas sociais e de desenvolvimento do governo "foram inspiradas nos mesmos valores que levaram a sociedade israelita a construir uma obra que orgulha seus filhos e serve de exemplo para o Brasil. Esses valores formam uma convicção humanista profunda", disse Lula.

Num discurso breve, de 10 minutos, em que enumerou algumas das principais realizações sociais de sua gestão, o presidente destacou a participação do hospital na formação do banco de sangue umbilical e placentário do projeto BrasilCord, para uso de células-tronco especialmente para tratamento de leucêmicos e de transplante de medula óssea.

Lula também citou as 910 ambulâncias em funcionamento em 610 municípios cobertos pelo programa Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192), das quais 211 em São Paulo. O treinamento dos profissionais das ambulâncias paulistas foi feito pelas equipes de médicos e enfermeiros do Hospital Albert Einstein. Também citou, como exemplo de parceria, o mutirão que reúne a Confederação Israelita do Brasil, o Instituto de Responsabilidade Social Albert Einstein e a prefeitura de Diadema, em um projeto de desenvolvimento sustentável no município de Itinga, no Vale do Jequitinhonha (MG), dentro das gestões do Programa Fome Zero. Lula lembrou que o físico Albert Einstein visitou o Brasil há 80 anos e dizia que "no meio de toda a dificuldade sempre existe uma oportunidade".

O presidente passou a noite em seu apartamento, em São Bernardo do Campo. Agora de manhã, ele visita, às 9 horas, as futuras instalações da Central de Comercialização da Agricultura Familiar, no município de Registro, no Vale do Ribeira, região sul de São Paulo. Em seguida, preside cerimônia de entrega simbólica das obras de duplicação da BR 116, a rodovia Regis Bittencourt, que interliga os estados do sul e o Brasil ao Mercosul. Lula deverá retornar a Brasília ao meio-dia.