A polícia que queremos é tema do Diálogo Brasil

21/09/2005 - 7h39

Brasília - O programa Diálogo Brasil de hoje (21) discute a política pública que norteia o papel do policial brasileiro, sua formação, reciclagem profissional, estrutura, eficiência do trabalho de investigação e repressão ao crime. O programa vai ao ar às 22h30.

Os convidados, no estúdio da TV Nacional em Brasília são Ricardo Balestreri, diretor do Departamento de Pesquisa, Análise de Informação e Desenvolvimento de Pessoal da Secretaria Nacional de Segurança Pública - órgão subordinado ao Ministério da Justiça - e o senador Demóstenes Torres (PFL-GO), que chefiou o Ministério Público de Goiás, onde também ocupou o cargo de secretário estadual de Segurança Pública.

No estúdio da TVE Brasil, no Rio de Janeiro, a convidada é Jacqueline Muniz, antropóloga, professora da Universidade Cândido Mendes (RJ), com doutorado sobre Polícia, tema que estuda há cerca de dez anos.

Em São Paulo, o entrevistado é o delegado Jair Cesário da Silva, presidente da Associação dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo, professor de Inteligência Policial na Academia de Polícia do estado e mestre em Direito Processual pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP), presidente do inquérito policial que apurou o uso de uma vala clandestina no cemitério de Perus, onde foram encontradas ossadas de presos políticos em 1990.

Resultado de parceria entre a Radiobrás, a TV Cultura de São Paulo e a TVE do Rio de Janeiro, o Diálogo Brasil tem transmissão ao vivo, sempre às quartas-feiras, para todo o país e é mediado pelo jornalista Florestan Fernandes Júnior. Os telespectadores podem enviar perguntas aos entrevistados pelo e-mail dialogobrasil@radiobras.gov.br ou pelo telefone 61- 33274210.