Furlan define cargos no Ministério do Desenvolvimento

21/09/2005 - 21h10

Lourenço Melo
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Armando de Mello Meziat, que ocupava interinamente a Secretaria de Comércio Exterior, foi efetivado no cargo por Luiz Fernando Furlan, ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.

A decisão foi efetivada hoje (21), por meio de portaria publicada no Diário Oficial da União. Ele passou a desempenhar a função com a escolha do então secretário Ivan Ramalho para secretário-executivo do Ministério, em decorrência da ida de Márcio Fortes para o Ministério das Cidades.

O ministro Luiz Fernando Furlan designou também Jairo Klepacz, especialista em tecnologia, gerência de produtos e telecomunicações para a Secretaria de Tecnologia Industrial. Roberto Jaguaribe, que ocupava o posto vai presidir o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi).

O diretor do Departamento de Operações de Comércio Exterior, Edson Lupatini foi designado pelo ministro Furlan para presidir a recém-criada Secretaria de Comércio e Serviços, que estará funcionando até janeiro de 2006. A nova secretaria vai se encarregar da elaboração e implementação de políticas públicas para o desenvolvimento do comércio e serviços.

Ela foi criada por decreto do presidente da República "para ampliar a capacidade de resposta do Ministério aos problemas de alta relevância para o crescimento da economia nacional", segundo a assessoria do Minsitério. O combate à informalidade, a adoção de medidas de simplificação, desburocratização e desregulamentação das atividades de comércio e de serviços e melhoria dos serviços de logística são outras atribuições da Secretaria de Comércio e Serviços.