Divisa de São Paulo com Paraná ainda deve ter outras obras em estradas

21/09/2005 - 1h03

Mylena Fiori
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Um total de 180 quilômetros da BR 116 ganhou pista dupla pelo Programa de Duplicação e Restauração da rodovia no estado de São Paulo, segundo o Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (DNIT). A BR 116 é chamada de rodovia Régis Bittencourt e liga a capital paulista a Curitiba.

O programa, lançado há dez anos pelo governo federal, prevê ainda a restauração de 330 quilômetros de estradas e a construção e recuperação de 28 viadutos, 28 pontes e quatro passarelas.

Na região de Registro, visitada hoje (21) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, estão concluídas as obras do Retorno Operacional do Arapongal – faltam a drenagem superficial e o revestimento vegetal. Segundo dados do DNIT, já foram concluídas e liberadas ao tráfego as obras dos aterros de encontro junto à ponte sobre o rio Ribeira de Iguape, viadutos de Sete Barras, pontes sobre o rio Carapiranga e viaduto de Pariquera-Açu.

Também já foram concluídas e liberadas ao tráfego no último dia 10 as obras emergenciais de recuperação e reforço estrutural da ponte sobre o rio São Lourencinho, no município de Miracatu. Atualmente, estão em obra quatro passarelas: uma no município de São Lourenço da Serra e outras três em Juquitiba. A previsão de conclusão é dezembro deste ano.

Na travessia urbana do município de Cajati, em maio deste ano foram concluídas e liberadas ao tráfego as obras dos viadutos no quilômetro 489, restando a execução de dois ramos de acesso que deverão ser concluídos até junho de 2006. Na mesma data, devem ser concluídas as obras do viaduto do quilômetro 511 (pista PR-SP), ainda não iniciadas.

Na Serra do Azeite, está sendo executada a obra do viaduto do quilômetro 508 (pista SP-PR), com conclusão prevista para dezembro. Na região da Serra Pelada, no município de Barra do Turvo, entre os quilômetros 557 e 537 da pista PR-SP, foram concluídas neste mês as obras de três pontes e um viaduto – o que liberará ao tráfego em torno de sete quilômetros de pista já duplicada e 13 quilômetro da pista existente no sentido PR-SP, melhorando as condições de segurança dos motoristas.

Recuperações de deslizamentos de cortes e aterros estão em andamento na região das Serras do Azeite e Pelada, entre os quilômetros 506 e 563, nos municípios de Cajati e Barra do Turvo, com expectativa de conclusão até junho de 2006.