Citibank teria dito que "autoridade brasileira" atuava contra Opportunity, diz Dantas

21/09/2005 - 15h52

Marcos Chagas
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O banqueiro Daniel Dantas diz que um agente do banco Citibank teria lhe dito: nós temos o apoio para o controle da telefonia de "autoridade brasileira do maior nível". Segundo Dantas, a afirmação teria sido feita em referência à intenção de Citibank e fundo de pensão dos funcionários do Banco do Brasil (Previ) de retirar Dantas do controle da Brasil Telecom. O banqueiro presta depoimento às Comissões Parlamentares Mistas de Inquérito (CPMIs) dos Correios e da Compra de Votos.

Em abril, o Grupo Opportunity foi afastado do controle das empresas de telefonia Brasil Telecom, Amazônia Celular e Telemig Celular. O banco de Daniel Dantas exercia o controle das três empresas por meio do fundo de pensão CCV/Opportunity. A decisão que destituiu o banqueiro foi tomada a pedido de um dos sócios da empresas, o banco norte-americano Citigroup, e também aprovada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

O pedido aconteceu na época em que o dono do Opportunity foi denunciado por ter contratado a maior empresa de espionagem do mundo, a Kroll, para conseguir informações confidenciais da Telecom Itália e, com isso, ganhar o controle da Brasil Telecom. Na espionagem, foram grampeados os telefones do então ministro-chefe da Casa Civil, José Dirceu, e do então secretário de Comunicação, Luiz Gushiken. Por isso, o Citigroup, um dos integrantes do CVC/Opportunity, entrou na Justiça nos Estados Unidos para destituir o banco da gestão da telefônica.