Método de Alfabetização Paulo Freire é tema de encontro em Recife

19/09/2005 - 10h59

Márcia Wonghon
Repórter da Agência Brasil

Recife - Especialistas do Brasil, Angola, Portugal, Colômbia, Bélgica, França, Alemanha, Inglaterra e Estados Unidos vão debater a aplicação, na sociedade atual, do método de alfabetização difundido pelo educador Paulo Freire. Eles participam, de hoje à noite até quinta-feira (22), no campus da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), de encontro internacional sobre o pensamento do pedagogo pernambucano, vencedor de vários prêmios, em função das idéias que difundiu para a construção de uma sociedade igualitária, tomando por base a educação, a partir do uso de métodos inovadores de aprendizagem de adultos.

Durante o encontro, promovido pelo Centro Paulo Freire de Estudos e Pesquisas, serão discutidos temas como alfabetização, políticas educacionais e economia solidária. A idéia é estabelecer diretrizes para formar uma sociedade multicultural, através de práticas sócio-pedagógicas.

O Centro Paulo Freire, fundado em 1998, realiza, entre outras atividades, conferências, palestras, cursos de formação de alfabetizadores, assessorias e consultorias para instituições. A obra literária de Freire foi traduzida para 37 idiomas.