Aécio Amado
Repórter da Agência Brasil
Rio – Os pacientes idosos com problemas ortopédicos que aguardam por uma cirurgia na fila dos quatro hospitais estaduais e quatro hospitais municipais do Rio de Janeiro poderão ser atendidos a partir de hoje (19).
Cerca de 70 pacientes foram selecionados pelo mutirão de cirurgias da Semana do Esforço Concentrado de Cirurgia de Trauma do Idoso, coordenada pelo Instituto de Traumato-Ortopedia (Into).
O secretário de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, José Gomes Temporão, disse que a iniciativa é "a primeira etapa de um conjunto de ações que vai estruturar uma rede de atenção ao trauma do idoso, envolvendo hospitais federais, estaduais e municipais". Segundo ele, para garantir a recuperação, o idoso precisa ser atendido até 72 horas após o trauma.
Com o envolvimento de todos os hospitais públicos do estado, Temporão avalia que os idosos serão atendidos em 3 dias. Ele disse ainda que os pacientes que participam do esforço concentrado foram escolhidos entre os casos mais graves e por estarem na fila há mais tempo.
A próxima semana de cirurgias já está marcada para a semana de 3 a 7 de outubro.