Cerca de 50 mil pessoas aguardam cirurgias ortopédicas, diz ministro

19/09/2005 - 18h29

Rio, 19/9/2005 (Agência Brasil - ABr) - O ministro da Saúde, Saraiva Felipe, informou que cerca de 50 mil pessoas esperam, em filas de hospitais de todo o país, algum tipo de intervenção cirúrgica de natureza ortopédica. E que tem estimulado a realização de mutirões, como a Semana do Esforço Concentrado de Cirurgia de Trauma do Idoso, iniciada hoje (19).

Até sexta-feira (23), deverão ser realizadas somente no Instituto Nacional de Traumato-Ortopedia (Into), no Rio, cerca de 150 cirurgias com o objetivo de começar a reduzir as filas, "para operações importantes como as de quadris e de substituição de prótese, dentro do programa de atenção à saúde da pessoa idosa". O ministro ainda anunciou que "provavelmente incentivaremos também mutirões de cirurgia de próstata", área em que é grande a demanda no país.

Segundo nota do Ministério da Saúde, a Semana do Esforço Concentrado será repetida nos dias 3 a 7 de outubro, também sob a coordenação do Into. As cirurgias serão realizadas nos hospitais dos Servidores do Estado, Ipanema, Lagoa e universitários Clementino Fraga (UFRJ) e Pedro Ernesto (UERJ).