Tesouro e Banco Central divulgam amanhã números da dívida pública em títulos

18/09/2005 - 9h55

Edla Lula
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O Tesouro Nacional e o Banco Central divulgam amanhã (19) a nota conjunta sobre a administração da dívida em títulos públicos do governo durante o mês de agosto. A entrevista com o detalhamento dos números está marcada para as 11 horas, no Ministério da Fazenda.

Em julho, a dívida atingia R$ 915,67 bilhões, com aumento de R$ 10,16 bilhões relação a junho. A expectativa para o resultado de amanhã é que haja um novo aumento, provocado especialmente pela taxa básica de juros (Selic), que se manteve em 19,75% ao ano, no mês de agosto. A parcela da dívida vinculada à Selic representava 57,88% do total da dívida em julho.

O lançamento de títulos é uma das formas que o governo tem para cobrir débitos assumidos com pessoas físicas e jurídicas residentes no próprio país, a chamada dívida interna. Sempre que as despesas superam as receitas, há necessidade de dinheiro para cobrir o déficit. As duas outras opções do governo para isso são a emissão de dinheiro e o aumento da carga tributária (impostos).