Michèlle Canes
Da Agência Brasil
Brasília - Daniel Silva e Mariana Rodrigues estão entre jovens que vão receber hoje (15) a escritura de suas terras em Serra Talhada (PE). Eles participam do programa de crédito fundiário Nossa Primeira Terra, promovido pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), que financia a compra subsidiada da propriedade. Ao todo, 51 jovens divididos em 3 associações receberão a escritura.
Daniel, de 20 anos, conta que estava desanimado com a falta de oportunidade na região, quando entrou para a Associação dos Jovens Agricultores e Agricultoras Nova Esperança. Ele diz que pensava em mudar para outra cidade. "O nosso pensamento é dar exemplo para os outros jovens que querem ser alguém, que estão se sentindo desocupados, para não sair do campo". Daniel e mais oito colegas da associação pretendem cultivar frutas e verduras, além de criar ovelhas e cabras.
Outra beneficiada, Mariana, de 21 anos, é a presidente da Associação dos Jovens do Assentamento de Sítio Monte, em Garanhuns (PE). A organização é formada por 20 jovens e, segundo ela, tem projetos para gerar renda na comunidade. "Temos a agricultura familiar com feijão, milho, mandioca e café. E, como outra fonte de renda, vamos ter produção de leite dentro do assentamento por cooperativa. Tem também a criação de peixe, de porcos, de galinha caipira para ser mais uma fonte de renda".