Flávia Albuquerque
Repórter da Agência Brasil
São Paulo – O resultado do nível de emprego na indústria de São Paulo, medido pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) foi modesto, na avaliação do diretor do Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos da entidade, Paulo Francini. Para ele não só o estado de São Paulo, mas todo o país está "dançando na estabilidade" o que é medíocre comparado ao crescimento de outros países.
Em agosto o nível de emprego cresceu 0,15% em relação a julho, com a criação de 3.150 novas vagas formais de emprego. No ano, o índice acumula alta de 3,69% (75.955 vagas) e nos 12 meses encerrados em agosto, 3,93%, com 80.702 postos de trabalho. "O emprego apresenta hoje um quadro de estabilidade o que é consoante com a atividade industrial como um todo, porque também ela (a indústria) também está dando saltos em torno do zero", disse Francini.
Entre os setores que mais contrataram, Francini destacou o de curtimento de couro e peles (8,3%). Ele afirmou que esse crescimento é tipicamente sazonal e que neste ano especialmente o setor superou o crescimento dos anos anteriores. "Isso aconteceu porque há uma empresa que colocou um turno de trabalho a mais na sua linha de produção", explicou. Já o setor de massas alimentícias e biscoitos (5,10%) teve seu crescimento atribuído à proximidade das festas de final de ano, elevação definida pelo economista como "efeito panetone".
Os setores em que houve mais demissões que contratações foram os de relojoaria (-7,83%), que para Francini não aponta "nenhum comportamento que indique acidente maior", móveis de junco e vime e vassouras e pincéis (-1,80%) e calçados da região na cidade de Franca (-1,35%).
Francini acredita que o nível de emprego continuará estável nos próximos meses. "Existe historicamente um pequeno acréscimo do nível de emprego nos meses de setembro e outubro que são uma antecipação para as vendas que se acentuam no final do ano". O economista acrescentou que esse crescimento vem acompanhado por queda nos meses de novembro e dezembro.