Conselho Nacional dos Direitos da Mulher comemora 20 anos de criação

15/09/2005 - 6h49

Brasília - Os 20 anos do Conselho Nacional dos Direitos da Mulher (CNDM) serão comemorados hoje (15) com várias solenidades em Brasília. As comemorações serão abertas às 11h30, com uma sessão especial no plenário do Senado. Estarão presentes a ministra Nilcéa Freire, da Secretaria especial de Políticas para as Mulheres (SPM) e presidente do conselho, além de representantes da bancada feminina no Congresso Nacional e dos movimentos feministas. O senador José Sarney será homenageado por ter criado o CNDM em 1985.

Às 15 horas, no Itamaraty, será realizado o painel Papel dos Conselhos e Controle Social. Participam Nilcéa Freire, o ministro Luiz Dulci, da Secretaria Geral da Presidência da República, e outras autoridades.

As comemorações pelos 20 anos do conselho se estenderão até amanhã (16), quando serão empossadas, em solenidade no auditório do Ministério de Ciência e Tecnologia, as novas
conselheiras do CNDM para o período 2005/07. Às 15 horas, no mesmo auditório, será lançado o programa Mulher e Ciência, uma iniciativa da SPM em parceria com os ministérios da Ciência e Tecnologia e da Educação.

Os objetivos são estimular a produção científica sobre as relações de gênero no Brasil e promover a participação das mulheres nas áreas das ciências e carreiras acadêmicas, predominantemente masculinas. O programa abrange três tipos de incentivo: um edital de pesquisa, o Concurso Nacional de Redações e Trabalhos Científicos Monográficos e o Encontro Nacional de Núcleos e Grupos de Pesquisa sobre questões de gênero.