Salvador tem hoje a primeira aula do programa Escola de Fábrica

12/09/2005 - 6h51

Brasília - Será realizada hoje (12) em Salvador (BA) a aula inaugural do Escola de Fábrica – programa do Ministério da Educação que pretende, até o final de 2006, dar formação profissional a 50 mil jovens e, assim, facilitar a inserção no mercado de trabalho. Nesta primeira fase do programa serão abertas 558 escolas para atender 11,5 mil alunos em 250 municípios do país.

Além de Salvador, o MEC promoverá mais nove aulas inaugurais, que serão realizadas durante os meses de setembro e outubro em cidades dos estados do Paraná, São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Pernambuco, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Mato Grosso do Sul. Na Bahia serão ministrados 39 cursos de iniciação profissional, entre eles montagem e manutenção elétrica, informática, mecatrônica, agente ambiental, estamparia, turismo e hotelaria, que irão beneficiar 1.520 alunos em 36 municípios.

A solenidade em Salvador, que marca o início dos cursos do programa em 19 estados, terá a presença do secretário executivo do MEC, Jairo Jorge da Silva; da diretora do programa Escola de Fábrica, Jane Bauer, do coordenador do programa nas regiões Norte e Nordeste, André Luiz de Souza Costa, representantes das gestoras e formadoras do Escola de Fábrica no estado e autoridades locais. A aula inaugural será às 15 horas, no Teatro do Iceia, no Bairro Barbalho, na capital baiana.