Brasília - O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Roberto Rodrigues, participa hoje (12), em Fortaleza (CE), da solenidade de abertura da 12ª Semana Internacional da Fruticultura, Floricultura e Agroindústria – Frutal 2005. Este ano, o evento terá como focos principais o setor do agronegócio e o meio ambiente.
A expectativa dos organizadores é de que a feira movimente R$ 30 milhões com a venda de insumos e equipamentos e outros R$ 10 milhões em exportações, e que receba a visita de cerca de 38 mil pessoas. Cerca de 70 países mandarão representantes para o evento, que foi instalado em um espaço de 15 mil metros quadrados. Além de 350 estandes, foi montado ainda um pavilhão exclusivo para o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Ceará (Sebrae/CE), onde se reunirão compradores e vendedores. Outro espaço de 1,2 mil metros quadrados foi destinado à realização de rodadas de negócios, conduzidas pelo Instituto Brasileiro de Frutas (Ibraf), com apoio da Agência de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).
Durante o evento, que se estenderá até a próxima quinta-feira (15), a Embrapa Agroindústria Tropical lançará o Manual de Produção Integrada de Caju. Será a primeira obra publicada sobre o tema em âmbito mundial. A Frutal 2005 será realizada no Centro de Convenções Edson Queiroz, na capital cearense.