Brasília - O Diário Oficial da União que circula hoje (12) publica oito portarias estabelecendo o zoneamento agrícola para o plantio da safra 2005/6 para sete culturas, em oito estados. O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) orienta, com isso, ao longo do ano, as épocas ideais de plantio, de acordo com a ocorrência de chuvas e os tipos de solos em cada município. Dessa forma, num mesmo estado, as épocas recomendadas para os plantios de uma mesma cultura podem ser diferentes.
A orientação que o Ministério presta aos produtores se destina a reduzir eventuais perdas nas fases mais sensíveis das lavouras. As portarias hoje divulgadas contêm as normas para o plantio de feijão da 1ª safra em Tocantins; milho não irrigado em Goiás; arroz de sequeiro e algodão herbáceo no Distrito Federal; arroz irrigado em São Paulo, soja no Mato Grosso e Tocantins, e milho no Rio de Janeiro.
O zoneamento agrícola é revisado anualmente pela Coordenação Geral de Zoneamento Agropecuário do Mapa. Além da proteção ao produtor rural, serve para orientar o crédito de custeio oficial e a concessão do seguro rural privado e público (Proagro). Para o coordenador-geral de Zoneamento Agropecuário do Ministério da Agricultura, Francisco José Mitidieri, "o zoneamento vem sendo ampliado em todas as regiões, consolidando-se como ferramenta técnico-científica de auxílio à gestão de riscos climáticos na agricultura".
As portarias publicadas no Diário Oficial da União vão estar inseridas nos próximos dias no site "serviços" (zoneamento agrícola) da página do Ministério da Agricultura, onde os produtores vão poder consultar as épocas ideais para iniciar o plantio de cada cultura.
Com informações do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento