Porto Alegre, 12/9/2005 (Agência Brasil - ABr4) - Mais de 500 pessoas foram atingidas pelas chuvas e ventos fortes que causaram inundações no Rio Grande do Sul durante o final de semana. O mau tempo diminuiu hoje, mas houve formação de geada em Bagé, na fronteira Oeste, onde a temperatura caiu a 1º Celsius na madrugada. Segundo o 8° Distrito de Meteorologia, a mínima no estado foi de 9 décimos, em Cambará do Sul, na serra gaúcha. Na capital, a mínima ficou em 9ºC.
Em Minas do Leão, na região Sul do estado, a prefeitura decretou situação de emergência, devido aos prejuízos causados pelo temporal da madrugada de ontem (11). Segundo o prefeito Miguel Almeida, cem casas foram danificadas, deixando pelo menos 300 pessoas desalojadas. Ele informou que foram distribuídos agasalhos e alimentos para os atingidos.
Em Rio Grande, Arroio dos Ratos e Jaguarão, 150 famílias ficaram desabrigadas. Na região Central, mais de 30 residências foram danificadas em Santa Cruz e 11 em Santa Maria, onde o vento atingiu 76 quilômetros horários, deixando 400 pessoas sem luz.
Na região metropolitana de Porto Alegre, a chuva do fim de semana também fez arroios e riachos transbordarem, invadindo moradias – 14 pessoas foram retiradas em Eldorado do Sul.