Atividade pesqueira em alto-mar é desaconselhável entre hoje e amanhã no Rio e em São Paulo

12/09/2005 - 17h07

Alana Gandra
Repórter da Agência Brasil

Rio – O Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec), do Ministério da Ciência e Tecnologia, alerta que há a possibilidade de formação de ondas de até quatro metros de altura, entre hoje e amanhã (13), nos estados do Rio de Janeiro e São Paulo. Mas, segundo a pesquisadora do Cptec Viviane Algarve, as ondas se formarão mar adentro e não na orla. E não devem interferir na vida dos moradores das cidades litorâneas. "Na verdade, é uma frente fria que se deslocou no final de semana e já provocou bastante chuva na região Sul do Brasil", contou ela.

A pesquisadora do Cptec desaconselhou, contudo, a atividade pesqueira em alto-mar. "É bom ficar atento, apesar de não ser uma situação tão crítica como a formação de um ciclone, por exemplo. É simplesmente uma pista de vento que chega do Sul ou do Leste na região e acaba agitando o mar, como ocorreu no Sul nesse final de semana."

Os avisos são retransmitidos à Defesa Civil dos estados que se encarregam de tomar as providências necessárias. "A gente emite esses avisos para que as pessoas tenham noção de que o mar estará realmente agitado", explicou ela. A perspectiva é de que essa ondulação do mar, freqüente no inverno, já diminua a partir da quarta-feira.