Adriana Franzin
Da Agência Brasil
Brasília - O Programa Brasil Alfabetizado deverá beneficiar mais 2,2 milhões de jovens e adultos neste ano. A informação é do coordenador do projeto, Tancredo Maia, em entrevista à Rádio Nacional. Segundo Maia, o número total de beneficiados somará, até dezembro, 5,4 milhões.
O programa, lançado em 2003, é destinado a pessoas com mais de 15 anos. De acordo com o coordenador, 55% dos alfabetizandos são mulheres e grande parte delas tem entre 30 e 45 anos. Do total de alunos, entre 48% e 50% estão nessa faixa de idade.
Para garantir a meta do ano, serão investidos, de acordo com o coordenador, R$ 220 milhões na alfabetização e na preparação dos alfabetizadores. "Nós precisamos investir fortemente na alfabetização como um programa de governo, uma ação de governo e da sociedade", declarou. O projeto conta com parcerias com as secretarias estaduais, prefeituras municipais, organismos da sociedade, organizações não-governamentais e centrais sindicais.
A ação conjunta com o Ministério da Saúde, por exemplo, prevê a distribuição de óculos para os alunos que apresentarem problemas de visão, "principalmente para os que estão em uma faixa etária mais elevada". Este tipo de problema, acrescentou Maia, é um dos responsáveis pela evasão de alunos.
O coordenador destacou ainda o convênio com a Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca, para levar a alfabetização aos pescadores. Segundo levantamento da secretaria, o índice de analfabetismo chega a 70% nessa população.
Outras informações sobre o programa Brasil Alfabetizado estão disponíveis pelo telefone 0800 616161 e no endereço eletrônico do ministério da Educação: www.mec.gov.br.