Rio de Janeiro terá o maior centro de traumato-ortopedia da América Latina, anuncia ministério

08/09/2005 - 15h05

Cristina Índio do Brasil
Repórter da Agência Brasil

Rio – O Ministério da Saúde pretende instalar no Rio de Janeiro o maior centro de traumato-ortopedia da América Latina. A informação é do ministro da Saúde, Saraiva Felipe, que visitou hoje (8) o prédio para onde será transferido o Instituto Nacional de Traumato-Ortopedia (Into).

O instituto passará a ocupar, em dezembro de 2007, o antigo prédio do Jornal do Brasil, no Caju, zona portuária da cidade. Atualmente, o Into funciona no centro da cidade. Nas novas instalações, o número de cirurgias realizadas por ano deverá crescer de 5 mil para 12 mil.

O ministro Saraiva Felipe afirmou que serão investidos R$ 40 milhões nas obras e R$ 31 milhões na compra dos equipamentos do instituto, valores já incluídos na proposta orçamentária do ministério para o ano que vem. Segundo ele, o hospital passará a ter capacidade de oferecer serviços sofisticados, inclusive com a utilização de células-tronco no tratamento de traumato-ortopedia.

O diretor do instituto, Sérgio Côrtes, destacou que, entre os tratamentos inéditos no país, a unidade pretende realizar os de tumores ósseos e de graves perdas ósseas. "A terapia celular vai entrar aí como auxiliar. Ao invés de fazer uma amputação vai poder tratar esses casos com uma cirurgia celular e banco de ossos", disse.

Côrtes disse ainda que os pacientes serão beneficiados com a redução de 30 para 12 meses no tempo de espera por uma cirurgia de alta complexidade. Com isso, segundo ele, a unidade seguirá os padrões internacionais de tempo de espera.

Haverá também a ampliação de 88 mil para 232 mil atendimentos ambulatoriais por ano e do número de leitos, que será aumentado de 150 para 340.