Próxima safra de grãos será maior, prevê Conab

08/09/2005 - 14h44

Keite Camacho
Repórter da Agência Brasil

Brasília - A expectativa da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) para a próxima safra 2005/2006 é de uma produção nacional em torno de 125 milhões de toneladas de grãos. De acordo com o presidente da Conab, Jacinto Ferreira, deve ser uma safra superior à atual, de 113,5 milhões de toneladas, prejudicada pela estiagem no sul do país. Ele divulgou hoje na Conab o resultado do sexto levantamento da safra de grãos do período 2004/2005.

"A expectativa da Conab é dada em virtude das medidas que o governo já adotou por meio do Ministério da Agricultura, da secretaria de política agrícola e da Conab. Mantidas as condições de plantio semelhantes em termos de área para o ano que vem, (a expectativa) deve se refletir um pouco abaixo daquela previsão inicial que colocamos. Por isso, estamos trabalhando em torno de uma safra de 125 milhões de toneladas", afirmou.

Segundo Ferreira, números mais apropriados serão divulgados em outubro, com o primeiro levantamento baseado na compra de insumos, na área preparada para o plantio e na expectativa de comportamento dos preços à época.

A pesquisa foi realizada na última semana de agosto (21 a 27) por 40 técnicos. Eles percorreram 330 municípios de 11 estados, onde entrevistaram 970 pessoas de associações agrícolas, órgãos públicos e privados.