Juliana Andrade
Repórter da Agência Brasil
Brasília - A participação da sociedade no desenvolvimento e crescimento da nação é o tema da Semana da Pátria deste ano, cuja programação oficial começou na última quinta-feira (1º) e se estende até o próximo domingo (11). "A idéia é mostrar como a sociedade contribui para a nossa nação. Para isso, foram organizadas algumas mostras, que têm a participação de organizações não-governamentais e cooperativas, por exemplo", explica a coordenadora da semana, Carla Russi.
Além do desfile cívico militar de 7 de setembro, as comemorações em Brasília incluem eventos esportivos e culturais. A programação da Semana da Pátria, divulgada pela subsecretaria de Comunicação Institucional da Secretaria-Geral da Presidência da República, também prevê atividades em todo o país, como a exposição de equipamentos das Forças Armadas e visitação aos acervos do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
A população poderá visitar a exposição de equipamentos das Forças Armadas, no canteiro central da Esplanada dos Ministérios. No local também foi instalada a Mostra da Semana da Pátria, que traz exposições relacionadas à cultura, tecnologia social e atividades interativas. Entre as atrações, estão as exposições 100 Brasileiros, organizada pela Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero), O Melhor do Brasil é o Brasileiro, do Ministério do Turismo, e A História dos Correios no Dia a Dia das Pessoas, da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos.
Quem for até o canteiro central da Esplanada também poderá ver a reprodução do painel Brasil 5 séculos, da artista Aparecida Azedo. Numa tela de 24 metros de comprimento, ela retratou os 500 anos de história do país. No local, haverá ainda atividades interativas de reciclagem de garrafa pet e de papel, a exposição de protótipo em tamanho real do avião 14 Bis e de jipes antigos, uma mostra quilombola e outra de atividades dos consórcios nacionais de juventude, assim como de fotos de jogos indígenas.
Outro destaque é a chamada Esplanada da Cidadania, que foi aberta hoje (5), numa iniciativa dos órgãos que formam o Sistema S (Sesi, Senai, Sesc, Senac, Sest, Senat, Senar e Sebrae). Trata-se de um espaço de mais de 56 mil metros quadrados, onde serão oferecidas à população atividades de lazer e cultura, atendimento médico e odontológico e outras ações e serviços de valorização da cidadania, até sexta-feira (9).
Os eventos esportivos também têm espaço na programação. No próximo sábado (10), haverá a largada da 1ª Regata Internacional da Independência do Brasil. Uma das atividades previstas é uma prova de remo adaptado para portadores de deficiência. E, no domingo (11), será realizada a Maratona de Revezamento da Independência, na Esplanada dos Ministérios.