Senador entrega na CPI documento sobre suposto lobby de irmão de Celso Daniel na prefeitura

01/09/2005 - 20h24

Juliana Cézar Nunes
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O senador Flávio Arns (PT-PR) apresentou nesta quinta-feira (1º) documentos que supostamente apontam a participação do irmão do ex-prefeito Celso Daniel, o médico João Francisco Daniel, em um esquema de favorecimento de empresas em negócios com a prefeitura de Santo André. Arns entregou à Comissão Parlamentar de Inquéritos dos Bingos cópias de um contrato no qual João Francisco teria, por escrito, recomendado alterações.

"Ele estava intermediando a negociação. Teria falado com o prefeito e com pessoas da prefeitura para que o cancelamento desse contrato com a prefeitura não acontecesse", afirmou Arns, que falou sobre o caso durante o depoimento de João Francisco na CPI dos Bingos.

O médico negou participação no esquema e disse que tem interesse em saber quem falsificou sua letra no documento apresentado pelo senador petista. "Nunca fui lobista. Em apenas uma ocasião, pedi ao Celso que ouvisse um empresário, amigo do nosso já falecido pai, que me procurou chorando dizendo que não conseguia falar com o Klinger (Klinger de Oliveria Sousa, então secretário da prefeitura)", diz João Francisco, que também falou sobre acusações de remessa ilegal de dinheiro. "Vendi uma casa e apliquei o dinheiro (cerca de US$ 90 mil) fora. Fiz tudo dentro da lei, pagando imposto e registrando no imposto de renda."

O presidente da CPI dos Bingos, Efraim Morais (PFL-PB), afirmou que vai solicitar exame grafotécnico do documento apresentado por Arns. "Na minha opinião, depoimento do João Francisco Daniel foi consistente. Ele deixou vários documentos, inclusive pessoas, que serão analisados cuidadosamente", disse Morais.