Márcia Wonghon
Repórter da Agência Brasil
Recife - Nove municípios da região metropolitana do Recife firmam hoje (1º) um acordo para implementar o consórcio municipal de saúde, com apoio do governo do estado e do Ministério da Saúde.
A idéia do projeto é reduzir os custos da implantação do Serviço Móvel de Urgência (Samu). De acordo com o secretário de Saúde de Olinda, João Veiga, como nenhum município pernambucano, além de Recife e Jaboatão dos Guararapes, tem mais de 500 mil habitantes, por isso a união das cidades tornou-se necessária para viabilizar o projeto. Pelas normas do serviço de saúde pública, uma ambulância do Samu só pode ficar à disposição da população em localidades com, no mínimo, 500 mil moradores.
"Com o consórcio, 1,4 milhão de pessoas passam a ser contempladas com o Samu", disse. Além de Olinda, as outras cidades contempladas são Igarassu, Paulista, Itapissuma, Itamaracá, Abreu e Lima, Goiana, Araçoiaba e Condado.
O custo do serviço será compartilhado, ficando 50% para o governo federal, 25% para o estado e 25% para cada um dos municípios envolvidos. O Samu terá 17 ambulâncias, sendo três de suporte avançado (com Unidade de Terapia Intensiva) e 14 de suporte básico.
O Samu, implantado em setembro de 2003, chega a 307 municípios, que somam 67,9 milhões de habitantes.