No Rio Grande do Sul, INSS deve suspender atendimento aos sábados

01/09/2005 - 16h11

Shirley Prestes
Repórter da Agência Brasil

Porto Alegre – O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) deve suspender o atendimento ao público nos sábados no Rio Grande do Sul. A decisão foi tomada hoje (1º), em Porto Alegre, durante reunião entre os chefes das agências gaúchas do instituto e o gerente executivo do INSS no Estado, Ângelo Rigoni.

Segundo Rigoni, as quatro horas de trabalho externos realizados aos sábados, para recuperar os 77 dias em que os servidores estiveram parados, serão usadas para trabalhos internos que estão parados. Ele explicou que a mudança ocorre em função da redução das filas de segurados durante a semana. "Vamos aproveitar essas quatro horas que seriam utilizadas na abertura das agências para o andamento dos trabalhos represados internamente", disse.

Já as duas horas a mais de atendimento, que fez com que o horário externo fosse ampliado para as 16 horas, serão mantidas até uma nova avaliação, na próxima semana.

O Diretor do Sindicato dos Trabalhadores Federais da Saúde, Trabalho e Previdência Social do Estado (Sindisprev), Giuseppe Finco, disse que a medida atende reivindicação dos servidores do INSS. "De nada adianta atender o público se o trabalho interno continuar acumulado", afirmou Finco. Ele afirmou que, em uma agência da zona sul de Porto Alegre, "apenas sete funcionários atendem 250 a 300 pessoas por dia".