Combate ao crime organizado no continente americano é tema de reunião em Brasília

01/09/2005 - 7h05

Brasília - Representantes de 22 países do continente americano discutem, a partir de hoje, o fortalecimento da cooperação hemisférica no combate a organizações criminosas transnacionais, à lavagem de dinheiro e ao financiamento do terrorismo. O encontro começa às 9 horas, no Itamaraty, com palestras do diretor do Departamento de Assuntos Jurídicos Internacionais, da Secretaria-geral da Organização dos Estados Americanos (OEA), Jean Michel Arrighi, e do procurador-geral da República do Brasil, Antônio Fernando de Souza.

Às 11 horas, representantes da Procuradoria Geral do México apresentam as propostas do país para o Plano de Ação Hemisférico contra o Crime Organizado Transnacional. À tarde, a partir das 14h30, ocorrem debates sobre cooperação mútua em matéria penal, com exposições de Claude le François, do Canadá, e Juan Emílio Oviedo, do Paraguai. Em seguida, representantes da OEA, do Brasil e do Canadá falam sobre a utilização efetiva do Sistema de Correio Eletrônico Seguro.

A 2ª Reunião de Autoridades Centrais e Outros Peritos em Assistência Jurídica Mútua em Matéria Penal e Extradição – nome oficial do evento – é promovido pela OEA, em parceria com o Ministério da Justiça e Ministério Público Federal. Os trabalhos prosseguem até sábado (3).