Recife - O Hospital Otávio de Freitas recebe na próxima segunda-feira (29), Dia Nacional de Combate ao Fumo, certificado de unidade de saúde livre do fumo. O hospital é a primeira unidade pública de saúde de Pernambuco a estabelecer normas para os fumantes e a instalar um fumódromo.
O Otávio de Freitas atende a uma média de mil pessoas por dia no ambulatório e na emergência, e é referência no tratamento da tuberculose, doença que atinge principalmente os fumantes.
Desde maio vem sendo realizado na unidade um trabalho de conscientização dos funcionários e pacientes, com palestras e distribuição de folhetos educativos sobre os riscos acarretados pelo hábito de fumar. A idéia é formar agentes multiplicadores de informações. A iniciativa, desenvolvida pela coordenação de controle do tabagismo, da Secretaria Estadual de Saúde, será estendida a outros hospitais da rede credenciada do Sistema Único de Saúde (SUS).
Dados do Ministério da Saúde indicam que entre 80 a 100 mil pessoas morrem anualmente no Brasil em conseqüência de doenças associadas ao tabagismo.