Recife tem novo centro de atendimento para crianças e jovens com câncer

19/08/2005 - 11h21

Márcia Wonghon
Repórter da Agência Brasil

Recife - Crianças e adolescentes de famílias de baixa renda em tratamento de câncer em Pernambuco passam a contar, a partir de segunda-feira (22) com um novo centro de atendimento de oncologia pediátrica, no Hospital Universitário Oswaldo Cruz.

A unidade, inaugurada hoje na capital pernambucana pelo Grupo de Ajuda a Criança com Câncer (GAC), é dotada de oito pavimentos, com 36 leitos de UTI, enfermaria, consultórios individuais, brinquedoteca, laboratórios, clínica de oncologia, sala de quimioterapia, além de núcleo de pesquisas.

O prédio foi construído com R$ 2,5 milhões resultado de doações da sociedade civil e do setor empresarial. O diretor do hospital, Ricardo Cotinho, está negociando com o governo do estado a liberação de recursos humanos, principalmente médicos e enfermeiros, para trabalhar na instituição.

O Ministério da Saúde contribuiu com a compra dos equipamentos hospitalares, repassados na gestão do então ministro Humberto Costa. Presente à solenidade de inauguração, Humberto Costa disse que o centro vai prestar serviços de excelência à população infanto juvenil atendida pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

De acordo com a presidente do GAC, Vera Moraes, a idéia é transformar a unidade em um centro nacional de referência para tratamento do câncer infanto-juvenil, "com destaque principalmente para humanização no atendimento". Ela informou que são registrados anualmente cerca de 180 casos de câncer em crianças e adolescentes em Pernambuco.