Recife, 19/8/2005 (Agência Brasil - ABr) - A Secretaria de Saúde de Pernambuco pretende imunizar 817 mil crianças contra a paralisia infantil, amanhã (20), na segunda etapa da campanha nacional de vacinação. Para cumprir a meta, 2.900 postos fixos e volantes vão funcionar das 8 às 17 horas, em escolas públicas, igrejas, praias e centros comerciais de todo o estado.
Na capital, as crianças começaram a ser vacinadas ontem (18), durante evento promovido pela Secretaria de Saúde, com a participação do boneco Zé Gotinha, na estação central do metrô, por onde circulam 17 mil pessoas por dia.
A campanha será aberta oficialmente amanhã, às 8 horass, pelo secretário estadual de Saúde, Gentil Porto, na Casa de Carolina, no bairro de Boa Viagem. A instituição abriga crianças abandonadas ou que foram separadas dos pais por decisão judicial.
De acordo com a coordenadora do Programa Nacional de Imunização em Pernambuco, Ivone Ferreira, além da vacina contra a poliomielite (para crianças com idade até cinco anos), serão disponibilizadas vacinas contra outras tipos de doenças. Ivone Ferreira disse que, desde 1988, não são registrados casos de paralisia infantil no estado.
Durante a primeira etapa da campanha, realizada em junho passado, o estado conseguiu atingir 100% de cobertura vacinal.