Parecer sobre prazo de inquérito que investiga pagamento de mesada a deputados sai na próxima semana

19/08/2005 - 11h14

Priscilla Mazenotti
Repórter da Agência Brasil

Brasília - Na próxima semana, o procurador geral da República, Antônio Fernando de Souza, deve dar parecer sobre o pedido de ampliação de prazo no inquérito que investiga o suposto esquema de pagamento de mesadas a parlamentares. O pedido, feito pela Polícia Federal, foi encaminhado à Procuradoria Geral da República (PGR), na noite de ontem, pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Há um mês, decisão do juiz Jorge Macedo, da 4ª Vara Federal em Minas Gerais, transferiu a competência das investigações para o STF. Desde então, a Polícia Federal depende de autorização para realizar novas ações. O procurador geral determinou prazo de 15 dias para que os depoimentos e análise das pessoas que fizeram saques das contas do empresário Marcos Valério na agência do Banco Rural fosse feita.

Terminado o prazo, a Polícia Federal pediu mais 30 dias para realizar todas as diligências, análises e depoimentos. As investigações da Polícia Federal, no entanto, não estão paradas. Os depoimentos continuam a ser tomados enquanto o procurador geral analisa o pedido de ampliação do prazo.