Lula chega a Campinas e visita um dos maiores laboratórios da América Latina

19/08/2005 - 10h28

Carolina Gonçalves
Repórter da TV Nacional

Brasília – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou em Campinas, onde lança o Programa Nacional de Nanociência e Nanotecnologia. O programa prevê investimentos de R$ 71 milhões ainda esse ano, que serão destinados a projetos de jovens pesquisadores e implantação de grandes laboratórios.

Lula visitou as instalações do Laboratório Nacional de Luz Síncroton, um dos mais bem equipados da América Latina.

O presidente segue depois para o município de Hortolândia, na região de Campinas, onde visita uma unidade da IBM do Brasil e inaugura (12h15) o novo centro de comando de exportações de tecnologia da informação da multinacional. De volta a Campinas, Lula almoça com prefeitos da região metropolitana da cidade, às 14 horas, no hotel The Royal Palm Beach Plaza, acompanhado do ministro Luiz Fernando Furlan.

Logo após o almoço, a comitiva viaja para a capital paulista. Às 16h50, no Esporte Clube Pinheiros, o presidente lança a Política Nacional do Esporte, que prevê ações para a democratização do acesso a atividades esportivas como fator de inclusão social, formação de uma rede de cooperação envolvendo governo e sociedade e diversificação do financiamento para o setor. O ministro do Esporte, Agnelo Queiroz, participa da cerimônia.

À noite, também em São Paulo, Lula comparece a jantar em homenagem aos eleitos para a presidência e a diretoria-geral do Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial (Iedi).