INSS informa que 26 agências vão abrir sábado na capital paulista

19/08/2005 - 17h03

Karina Cardoso
Da Agência Brasil

Brasília – A Gerência Regional do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) de São Paulo informou que 26 das 27 agências funcionarão amanhã das 8 às 12 horas. A unidade Poupatempo Amador Bueno, na Zona Sul, fica fechada. Na Grande São Paulo, dez unidades vão abrir e apenas as agências de Osasco, Barueri e Cotia não abrem, pois seus servidores não aderiram à greve. No interior do estado, funcionam 48 unidades.

Alguns atendimentos terão prioridade, entre eles os destinados aos segurados afastados do trabalho por motivo de doença ou acidente, no caso de morte do trabalhador cuja família não solicitou pagamento da pensão, os pedidos de salário-maternidade e de amparo assistencial ao portador de deficiência, além das situações em que o pagamento do benefício estiver bloqueado.

Os segurados que não pediram o benefício devido à greve terão 90 dias, a partir do fim da paralisação, na última quarta-feira (17), para dar entrada na aposentadoria, pensão, salário-maternidade ou auxílio. Os que já são pagos pelo INSS, mas que dependem da apresentação de documentos para continuar com o benefício, terão ainda 60 dias, contados a partir do fim da greve, para normalizarem a situação.

As agências de São Paulo que estiveram em greve ou com atendimento parcial funcionarão de segunda a sexta-feira, das 8 às 16horas e nos próximos três sábados (dias 20, 27 de agosto e 3 de setembro), das 8 às 12horas.

Com informações do ministério da Previdência Social