Porto Alegre, 17/08/2005 (Agência Brasil - ABr) - As 101 agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) existentes no Rio Grande do Sul devem voltar a funcionar amanhã (18). Dos 2.220 servidores do instituto no estado, cerca de 500 estavam parados. Em Porto Alegre, as sete agências estavam fechadas.
Com o anúncio do final da greve, centenas de pessoas amanheceram hoje em frente às agências do INSS por desconhecerem a decisão dos servidores de só retornar às atividades amanhã.
O superintendente estadual do INSS, Delmar Joel Eich, informou que o expediente será aumentado em duas horas nos próximos dois meses, das 8 às 16 horas. Haverá também atendimento em meio expediente nos três próximos sábados, para recuperar os 35 mil pedidos de encaminhamento de benefícios acumulados nos 67 dias de greve no estado. Durante a greve, 80 mil pessoas deixaram de ser atendidas pelo INSS no Rio Grande do Sul.
O secretário de Assuntos Previdenciários do Sindicato dos Trabalhadores da Saúde, Trabalho e Previdência (Sindisprev), Giuseppi Finco, disse que a categoria não ficou satisfeita com o acordo e que os servidores estão voltando ao trabalho por imposição do governo federal.
Lupi Martins