Marcha contra o governo reuniu 12 mil em frente ao Congresso, estima PM

17/08/2005 - 16h31

Yara Aquino
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Cerca de 12 mil pessoas participaram da Marcha contra a Corrupção e o Governo Lula, de acordo com a estimativa final da Polícia Militar. A manifestação percorreu parte Esplanada dos Ministérios e concentrou-se depois em frente ao Congresso Nacional.

A senadora Heloísa Helena, presidente do P-SOL, um dos partidos organizadores da Marcha contra a Corrupção e o Governo Lula que aconteceu hoje (17), em Brasília, disse que "é nossa obrigação dizer fora a todos os corruptos". Para isso, segundo ela, é preciso "agilizar os procedimentos investigatórios das CPIs".

Na marcha, os manifestantes pediram o fim da corrupção, protestaram contra a política e econômica e as reformas propostas pelo governo e pediram que fossem atendidas reivindicações dos trabalhadores. A organização foi do PSTU, P-SOL, PDT e PPS, com apoio da Coordenação Nacional de Lutas (ConLutas).

O presidente da Câmara dos Deputados, Severino Cavalcanti (PP-PE), questionado por jornalistas, comentou a marcha contra a corrupção. "Estamos num regime democrático e temos que nos acostumar com manifestações. Governo não é só para ter aplauso, tem que ter também um pouquinho de vaias. Eu também tenho recebido vaias. Vaias são normais num regime democrático – mas acho que o governo não merece vaias."

Ontem, a manifestação em defesa do governo Lula e contra a corrupção organizada por movimentos sociais e por estudantes reuniu, segundo a Polícia Militar do Distrito Federal, cerca de 10 mil pessoas no gramado em frente ao Congresso Nacional.

Colaborou Iolando Lourenço