Especial 7 - Jovens ajudam a implementar o programa Gesac nas comunidades

17/08/2005 - 10h53

Irene Lôbo
Repórter da Agência Brasil

Brasília - Para ajudar as comunidades a entender as novas tecnologias, o Governo Eletrônico Serviço de Atendimento ao Cidadão (Gesac) contratou 25 jovens para implementar o programa. Um dos escolhidos foi o jornalista Sérgio Melo, de 24 anos. Por um período de dois anos, ele irá ajudar o governo a promover inclusão digital de comunidades em Sergipe, Alagoas, Pernambuco e Paraíba.

Na opinião de Sérgio, há uma lógica revolucionária envolvida no processo de inclusão digital. "O computador deixa de ser uma ferramenta para a busca de informações para se tornar uma ferramenta de transformação social a partir da produção independente e popular de conteúdo que possam ser compartilhados em toda a rede mundial de computadores", afirma.

O diretor de inclusão digital do Ministério das Comunicações, Antônio Albuquerque Neto, explica que os implementadores deverão fazer oficinas nas comunidades, estabelecer grupos de trabalho, ensinar os recursos dos programas, discutir as metas e a criação de um comitê de inclusão digital. "Eles irão de comunidade em comunidade fazer a evangelização das pessoas e expurgar o software proprietário", brinca Albuquerque.

O Gesac também irá capacitar multiplicadores dentro das comunidades. No início de agosto, aconteceu em Teresina, no Piauí, o 1° Encontro para Formação de Multiplicadores do Programa Gesac e o 1° Encontro de Conhecimentos Livres, realizado pelo Programa Cultura Viva do Ministério da Cultura.

Ao todo foram capacitadas 200 pessoas, entre professores e alunos, sendo 120 pelo Gesac, 80 pelo Ministério da Cultura, utilizando 170 computadores cedidos pelo Banco do Brasil. Em todos os equipamentos foi instalado o sistema operacional Linux, com editor de texto, imagens, áudio, vídeo e o navegador de internet. Todos são softwares livres.