Brasília - A doação de órgãos estará em debate no programa Diálogo Brasil que vai ao ar hoje a partir das 22h30. A estrutura de doação de órgãos no Brasil; como fazer para doar; quantos conseguem fazê-lo; como reduzir a fila de espera; qual o nível de mobilização da população para doar órgãos e a eficiência da estrutura dos transplantes no país são algumas das questões a serem analisadas.
Participam do programa, em Brasília, o coordenador do Sistema Nacional de Transplantes do Minstério da Saúde, Roberto Shlindwein, e o militar aposentado Sócrates Rosa Filgueiras, que é paciente renal; em São Paulo, o ator Norton Nascimento, que fez transplante de coração; no Rio de Janeiro, o vice-presidente da Associação dos Renais e Transplantados do Estado do Rio de Janeiro (Adreterj), Alfredo Pereira Duarte Filho.
O Diálogo Brasil é resultado de uma parceria entre a Radiobrás, a TVE Brasil do Rio de Janeiro e a TV Cultura de São Paulo. O programa é mediado pelo jornalista Florestan Fernandes Jr e conta com a participação dos telespectadores, que enviam suas dúvidas e comentários por telefone, fax ou e-mail. Com uma hora de duração, o programa é exibido ao vivo pelas emissoras parceiras e alguns canais da Rede Pública de Televisão.
O programa também é transmitido ao vivo pela NBR, o canal de TV a cabo da Radiobrás para 822 pontos no país, por cabo e antena parabólica. A TV Cultura e as emissoras da Rede Pública que seguem o sinal de São Paulo transmitem o programa gravado a partir da 1 hora. Aos sábados, a TV Nacional e a NBR reprisam o programa, às 22 horas. O Diálogo Brasil é transmitido também no Japão, através da TV Brasil Internacional.