Brasília - Representantes do governo, parlamentares, entidades internacionais e organizações da sociedade civil participam hoje e amanhã (18), na Câmara dos Deputados, do Encontro Nacional de Direitos Humanos 2005. O objetivo é discutir o tema "Direito humano à comunicação: um mundo, muitas vozes".
A solenidade de abertura dos trabalhos ocorre às 8h30, no auditório Nereu Ramos, e conta com a presença dos presidentes do Senado, Renan Calheiros, e da Câmara, Severino Cavalcanti; do procurador-geral da República, Antônio Fernando Barros e Silva, do subsecretário de Direitos Humanos, Mário Mamede, e do representante da Organização das Nações para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), Jorge Werthein.
De manhã, haverá a exibição de vídeos e um painel sobre o conceito de direitos humanos ao longo do tempo. À tarde, a partir das 14h15, serão realizados debates simultâneos sobre as iniciativas do Estado e da sociedade para garantir o direito humano à comunicação e a importância da comunicação na educação em direitos humanos. Participa como expositor desse último painel o secretário de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade do Ministério da Educação, Ricardo Henriques.
Ainda hoje, estão previstas discussões sobre gênero, raça e etnia na comunicação e sobre os instrumentos e mecanismos de defesa, proteção e promoção dos direitos humanos. Às 20 horas, uma reunião do Fórum das Entidades Nacionais de Direitos Humanos (FENDH) encerra o primeiro dia de debates do encontro, que é promovido pela Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara (CDHM) e pelo FENDH.