Semana de mobilizações lembra o Dia Internacional da Juventude

12/08/2005 - 6h46

Michèlle Canes
Da Agência Brasil

Brasília - O Dia Internacional da Juventude é comemorado nesta sexta-feira. Para lembrar a data, o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) realizou a Semana de Mobilização do Agente Jovem com atividades artísticas e debates.

A semana faz parte do projeto Agente Jovem de Desenvolvimento Social e Humano, também do MDS, que atende mais de 57 mil jovens entre 15 e 17 anos de famílias de baixa renda e que vivem em locais com alto índice de violência. Uma das exigências para participar do projeto é freqüentar a escola. Os alunos participam, no turno inverso ao das aulas, de atividades onde discutem temas como meio ambiente, cidadania, saúde e problemas de suas comunidades.

Para o responsável pelo Agente Jovem, José Eduardo Andrade, a Semana de Mobilização é um espaço para discussão de temas importantes. "É uma semana que tem um sentido de fazer com que os jovens desses grupos façam uma conexão para que exista uma pauta de juventude mundial, existem temas importantes de se discutir, até mesmo além do Agente Jovem, e é uma maneira de mostrar também o que eles estão desenvolvendo", afirma.

A secretária executiva do MDS, Márcia Lopes, diz que os alunos desenvolveram diversas atividades durante a semana. "As atividades são as mais diversas. Nós temos apresentação de grupos de capoeira, dos corais de música, temos palestras que os próprios jovens estão realizando. São atividades de comemoração e com o sentido de colocar na agenda nacional esse tema da juventude".

Segundo a secretária, participam do Projeto Agente Jovem 1.077 municípios distribuídos por todos os estados do país e o objetivo do MDS é que até o fim desta ano o programa passe a atender mais de 110 mil jovens. A programação e os locais das atividades da Semana de Mobilização do Agente Jovem estão na página do ministério na internet: www.mds.gov.br.