Recursos para 4ª Conferência da Criança e do Adolescente não estão garantidos, diz Conselho

12/08/2005 - 16h43

Yara Aquino
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Os recursos para a realização da 4ª Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, a ser realizada em dezembro, ainda não estão garantidos. A informação é do presidente do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), José Fernando Silva.

Segundo Fernando Silva, dos R$ 800 mil necessários para a realização da Conferência até agora estão garantidos R$ 150 mil. Ele explica que os recursos vêm do Governo Federal e pode ter também contribuições ministeriais, uma vez que as políticas voltadas para as crianças e adolescentes perpassam todos os ministérios.

Para se prepararem para a conferência, conselheiros do Conanda e profissionais que atuam na defesa dos direitos das crianças e adolescentes se reúnem hoje (12) em um seminário preparatório. O tema é a participação social na promoção da igualdade e valorização da diversidade. Durante todo o dia serão abordados temas ligados à diversidade étnica e de gênero, orientação sexual e temas ligados às pessoas portadoras de deficiência, sempre com foco nas crianças e adolescentes.

A VI Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, a ser realizada de 12 a 15 de dezembro, em Brasília, tem o tema: Participação, Controle Social e Garantia de Direitos – Por uma Política para a Criança e o Adolescente. O evento irá reunir 1069 delegados de todos os Estados, 56 do Conanda de Brasília e 200 convidados, entre eles representantes de organismos internacionais.