Bianca Paiva
da Agência Brasil
Brasília - Estudantes do Distrito Federal que participam do Projeto Agente Jovem de Desenvolvimento Social e Humano, ligado ao Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), se reuniram na quinta-feira (11) para comemorar a Semana de Mobilização do Agente Jovem. Os 450 adolescentes, entre 15 e 17 anos, realizaram atividades como teatro, música, danças e exposição de artesanato.
De acordo com a coordenadora do Projeto Agente Jovem em Brasília, Maria da Conceição Rocha Sá, os adolescentes do projeto trabalham principalmente com questões ligadas ao meio ambiente, cidadania e saúde. "Dentro dessas temáticas a gente trabalha o resgate da cidadania como protagonismo juvenil para eles atuarem dentro da comunidade".
Maria da Conceição conta que a maioria dos jovens pertence a famílias carentes e que vivem em situação de risco social como violência, abuso sexual e drogas. Ela acrescenta que cada jovem recebe uma bolsa de R$ 65. Segundo a coordenadora, participaram das atividades estudantes do ensino fundamental de escolas públicas de sete cidades-satélite: Ceilândia, Gama, Planaltina, Samambaia, Santa Maria, Sobradinho e Paranoá.
A estudante Hannah Lena de Sousa, 15 anos, mora no Gama e participa do programa há dois meses. "No início eu não queria, mas depois eu me interessei. Mudou muita coisa na minha vida, eu ficava nas ruas, minha mãe não me agüentava. Lá a gente aprende a cuidar do meio ambiente, a fazer palestras, murais, mutirões para limpar os córregos, filmagens, fotos", contou.
Para o secretário da Ação Social do MDS, Gustavo Ribeiro, que participou do evento, "a finalidade do projeto é despertar o protagonismo juvenil. Com isso, nós estamos devolvendo à sociedade e à comunidade, jovens com uma outra cabeça, capaz de ser um pólo irradiador para outros da mesma idade", explicou.
Segundo a secretária-executiva do MDS, Márcia Lopes, o Agente Jovem está presente em 1.077 municípios do Brasil e atende mais de 57 mil jovens. "Todos os municípios marcaram a data do Dia Internacional da Juventude (12 de agosto) para realizarem atividades envolvendo os jovens deste programa. A nossa expectativa é de que, até o final do ano, mais de 110 mil jovens integrem o projeto".