Fórum da Criança e do Adolescente quer mobilizar 47 entidades contra redução do orçamento

12/08/2005 - 16h59

Yara Aquino
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O Fórum Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, Fórum DCA, vai mobilizar suas 47 entidades filiadas e 27 fóruns estaduais contra possível redução de recursos para a área da criança e adolescente previsto na proposta orçamentária de 2006. É o que garante a representante do Fórum, Tiana Sento Sé. "Temos uma capacidade de mobilização bastante significativa e podemos fazer pressão e cobrar os compromissos assumidos para a área da infância", completa.

Ela afirma que os representantes de movimentos sociais ficaram "indignados" e "perplexos" com o governo, que se comprometeu com a questão da criança e do adolescente. Segundo a representante do Fórum DCA, se aprovada a redução de recursos haverá grande impacto no funcionamento de programas fundamentais para a infância e adolescência. "Isso vai significar um fôlego muito menor para efetivamente garantir os direitos da criança e do adolescente", continua.

A proposta orçamentária para 2006 prevê recursos de R$ 12,3 milhões para a área da criança e adolescência, o que significa um corte de 47% em relação ao valor autorizado para o ano passado. O orçamento ainda está em fase de elaboração e pode ser alterado até que seja aprovado pelo Congresso Nacional. A proposta é encaminhada pelo Executivo ao Congresso Nacional até o dia 31 de agosto de cada ano.