Fabricantes de doces lançam cerca de 70 produtos em convenção do setor

12/08/2005 - 10h21

Márcia Wonghon
Repórter da Agência Brasil

Recife - Cerca de 70 produtos estão sendo lançados pelos principais fabricantes nacionais de chocolates, amendoim, balas e confeitos, que participam há quatro dias, no Centro de Convenções de Pernambuco da 8ª Sweet Brasil internacional. O evento, que termina hoje (12), é promovido pela Associação Brasileira da Indústria de Chocolate, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados (Abicab), com apoio da Agência de Promoção das Exportações do Brasil (Apex).

Segundo o presidente da Abicab, Getúlio Neto, o setor exige inovações constates principalmente para agradar o público infantil. "Temos que estar sempre criando novos sabores de balas, pirulitos que deixam a boca colorida e chocolates contendo recheios diferentes", revelou. Entre as novidades na área de chocolates citou um bombom light, com 25% a menos de calorias e uma barra de chocolate com avelãs, que pode ser consumida por diabéticos.

Getúlio Neto explicou que, embora o Brasil seja reconhecido internacionalmente como mercado global no segmento de balas, confeitos e chocolates, os 110 fabricantes desses produtos estudam a expansão dos negócios, sobretudo para o mercado asiático. As exportações do setor para 144 países, principalmente da África e das Américas, têm apresentado crescimento anual de 20%.

Quanto ao mercado interno, ele defendeu mais ações para incentivar a instalação de pontos de venda nas ruas. "Nós pretendemos pulverizar os pontos de venda, porque os produtos precisam estar expostos mais próximos de onde circulam os consumidores", observou. Ele disse que a medida será uma alternativa para gerar emprego, renda e inclusão social, para as famílias de baixa renda, assim como acontece na Argentina, onde pequenas bancas com chocolates, biscoitos e balas são instaladas nas janelas das casas.

Dados da Abicab indicam que entre janeiro e junho deste ano a produção nacional de balas, confeitos e chocolates foi de 235 mil toneladas, das quais 100 mil foram comercializadas no mercado exterior.