Chávez deixa a Granja do Torto após jantar de trabalho com Lula

12/08/2005 - 0h27

Nelson Motta
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, deixou há pouco a Granja do Torto, onde participou de jantar de trabalho com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. No encontro foram tratados temas bilaterais e questões de interesse comum nos planos regional e internacional. Também foram avaliados os avanços dos acordos de cooperação firmados em fevereiro entre os governos e empresas do Brasil e da Venezuela. As discussões envolveram as áreas de petróleo e gás, produção de etanol e biodiesel, e projetos de infra-estrutura.

O presidente Lula reiterou, durante o encontro, o convite para que Chávez compareça à reunião de Chefes de Estado da Comunidade Sul-Americana de Nações, prevista para os dias 29 e 30 de setembro, em Brasília.

Acompanhado por autoridades de seu país, o presidente venezuelano chegou à Granja do Torto com uma hora de atraso, às 22h, e deverá retornar a Caracas na manhã desta sexta-feira (12). À saída do encontro, não deu declarações à imprensa.

Participaram do jantar os ministros Antonio Palocci (Fazenda), Celso Amorim (Relações Exteriores) e Patrus Ananias (Desenvolvimento Social); o assessor especial para Assuntos Internacionais da Presidência da República, Marco Aurélio Garcia, e o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Guido Mantega.

A agenda do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para hoje prevê reunião ministerial das 9h às 19h, na residência oficial da Granja do Torto.