Vice-presidente da Espanha destaca confiança na economia brasileira

09/08/2005 - 18h51

Brasília, 9/8/2005 (Agência Brasil - ABr) - A vice-presidente da Espanha, Maria Teresa Fernandez de La Vega, disse hoje (9) que seu país acredita na economia brasileira e pretende intensificar as relações comerciais com o Brasil. "Eu transmiti ao presidente Lula o nosso reconhecimento e felicitação pela gestão econômica que ele está conduzindo no Brasil. Isso está permitindo o desenvolvimento do país e o bem-estar de seus cidadãos", afirmou, em entrevista após audiência com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no Palácio do Planalto.

A "boa fase da economia brasileira", segundo ela, tem sido fundamental para o aumento da intenção de empresas espanholas em querer investir no Brasil. "Há interesse em matéria de infra-estrutura, energia e turismo", disse.

Na área de turismo, de acordo com a vice-presidente, a Espanha pretende dobrar o número de vôos para o Brasil: "É evidente que o Brasil, pela sua estabilidade política, democrática e institucional e pela sua gestão econômica, nos dá condições favoráveis para impulsionar investimentos".

A decisão do presidente Lula, de assinar lei determinando a obrigatoriedade da língua espanhola no Ensino Médio, também foi elogiada por Maria Teresa Fernandez de La Vega. "Consideramos uma decisão estratégica que não só vai beneficiar a relação dos dois países, como também permitirá o processo de integração ibero-americana", destacou.

A vice-presidente da Espanha contou ter apresentado a Lula um plano para formar e capacitar professores brasileiros no ensino do espanhol. "Será necessário capacitar 12 mil professores para implantar o espanhol no Brasil nos próximos quatro anos. Vamos estudar como esse plano será colocado em ação", explicou.