Sorteio do TSE define que resposta ''não'' corresponderá à tecla 1 no referendo sobre desarmamento

09/08/2005 - 21h54

Adriana Franzin
Da Agência Brasil

Brasília - O sorteio realizado hoje (9), no Tribunal Superior Eleitoral, definiu a ordem de colocação das alternativas "sim" e "não" no painel da urna eletrônica, para o voto no referendo sobre o desarmamento. A opção "não" à proibição da venda de armas de fogo e munição no país corresponderá à tecla número 1 e a opção "sim", à de número 2. As demais teclas não indicarão escolha.

Ao digitar o número, aparecerá na tela da urna a opção pretendida. O eleitor deverá confirmar ou corrigir o voto, como ocorre nas eleições tradicionais.

O referendo, marcado para 23 de outubro, será realizado em todo o país. A votação é facultativa para quem tem 16 anos ou mais de 70. Quem estiver fora da zona eleitoral, deverá se justificar nos postos de votação, das 8h às 17h. Os eleitores que estiverem fora do país não poderão votar.

O sorteio foi realizado pelo presidente do TSE, ministro Carlos Velloso, na presença do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), representante da frente parlamentar Por Um Brasil Sem Armas, e do deputado Alberto Fraga (PFL-DF), da frente Pelo Direito da Legítima Defesa.