Para presidente do Consea, Brasil poderá erradicar a fome antes de 2015

09/08/2005 - 20h30

Brasília, 9/8/2005 (Agência Brasil - ABr) - O presidente do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), Chico Menezes, disse acreditar que o Brasil poderá erradicar a fome antes de 2015. Esse é um dos oito Objetivos do Milênio, definidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) em documento assinado pelo Brasil e outros 191 países, em setembro de 2000. "A meta da ONU colocada para todos os países é bastante modesta, do nosso ponto de vista. O Consea acredita que de fato é possível erradicar a fome no Brasil. Nós poderemos até pensar em um prazo mais curto do que o estabelecido até 2015", afirmou Menezes.

Dados da ONU revelam que mais de um bilhão de pessoas sobrevivem com menos de US$ 1 por dia. A meta prevê a redução à metade desse total de pessoas. São também objetivos da ONU atingir o ensino básico universal; promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres; reduzir a mortalidade infantil; melhorar a saúde materna; combater a Aids, a malária e outras doenças; garantir a sustentabilidade ambiental e estabelecer uma parceria mundial para o desenvolvimento.

Hoje, representantes de 15 conselhos se reuniram durante a quarta edição do Encontro de Conselhos de Políticas Públicas para discutir a adequação das Metas do Milênio à realidade brasileira. O evento foi criado há um ano pelo Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea). "Erradicar a miséria e a fome é o primeiro objetivo da ONU e se coloca como uma questão principal para o Brasil. Nós temos que dizer em que tempo e como podemos fazer para chegar a esse objetivo", acrescentou Menezes.