Ministério do Desenvolvimento Social firma acordo de cooperação com vicentinos

09/08/2005 - 18h29

Bianca Paiva
Da Agência Brasil

Brasília - O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome e a Sociedade São Vicente de Paula (SSVP) firmaram hoje (9) acordo de cooperação que vai beneficiar famílias carentes em todo o país. Segundo o ministro Patrus Ananias, a parceria é um convênio histórico, que vai ajudar na consolidação dos programas do ministério.

"Muitas vezes, nós não chegamos a essas famílias porque elas, às vezes, nem sequer têm documentos, certidão de nascimento, identidade. Essas pessoas, do ponto de vista civil, não existem, e nós queremos que elas existam com toda dignidade de seres humanos. Esse trabalho vai identificar pessoas pobres para que possamos levar a elas os programas do nosso governo", explicou.

Patrus Ananias disse que a parceria com os vicentinos é fundamental também no aspecto espiritual. "São pessoas de bem e de boa vontade, que certamente, além do trabalho concreto junto aos pobres, vão trazer muitas e boas energias e bênçãos para os nossos trabalhos", afirmou.

Segundo o presidente dos Vicentinos do Brasil, Carlos Henrique David, o termo de cooperação firmado hoje "é a busca de um trabalho em conjunto, para colaborar com os programas sociais do governo, no objetivo de atender as famílias que se encontram em uma situação muito excludente, muito difícil".

Ele destacou que a complementação alimentar da família e a proteção social dos idosos serão prioridades na parceria com o ministério. "Os vicentinos visitam essas famílias semanalmente nas sua casas. Eles têm o conhecimento, têm o contato para ver quais são as verdadeiras necessidades dessas famílias". Além disso, afirmou David, a Sociedade de São Vicente de Paula tem mais de mil unidades de longa permanência de idosos, os antigos asilos, onde acredita que poderá desenvolver um trabalho de parceria com programas já existentes no ministério.

A Sociedade de São Vicente de Paula foi fundada em 1833 em Paris e está presente em 135 países, com cerca de 500 mil membros. De acordo com o presidente da SSVP, existem 250 mil vicentinos no Brasil, que atendem cerca de 100 mil famílias cadastradas. "A Sociedade existe há 172 anos e está presente no Brasil desde 1872. São 20 mil conferências espalhadas por todas as regiões do Brasil, que auxiliam famílias carentes com alimentos, remédios e roupas", informou.